FRANSCHHOEK
Uma cidadezinha de colonização francesa e holandesa que vai fazer você se apaixonar…
Franschhoek é uma das cidades mais antigas da República da África do Sul. Foi colonizada por holandeses e, em 1688, recebeu a autorização do governo para que alguns refugiados franceses se estabelecessem por ali. Por isso, talvez, a cidade seja conhecida como “Le Petit Provence”, em razão da evidente influencia e semelhança com a região da Provence.
Realmente a cidade têm casas típicas, muitos campos de lavandas e a gastronomia é de altíssimo nível.
E para os amantes de vinho que vem para a África do Sul a visita à cidade de Franschhoek é parada obrigatória.
É uma cidadezinha linda, muito organizada, com uma população super acolhedora e com muita história.
Eu particularmente recomendo uma estadia de pelo menos 4 dias para poder aproveitar as melhores vinícolas localizadas na região, bem como os maravilhosos restaurantes desta bela cidade de arquitetura holandesa/francesa, que apesar de bem pequena, possui culinária super variada, que vai desde Pubs com ótima cervejas até alta gastronomia, como a encontrada no restaurante Le Coin Français, passando inclusive pela culinária indiana do restaurante Marigold.
A visitação às vinícolas é muito fácil, já que a cidade disponibiliza um sistema de transporte chamado Wine Train (veja aqui o site).
O Wine Train é composto por diversas linhas, nas quais ônibus jardineira e trens de um só vagão levam e trazem os visitantes até às vinícolas, passando de forma regular conforme tabela de horários e destinos previamente estabelecidas.
Estas tabelas podem ser vistas e acessadas no site do Wine Train e ajudam muito você a planejar o seu dia, sendo que tanto no próprio site, quanto nos sites das vinícolas, você vai encontrar diversas informações a respeito dos tipos de vinhos que cada uma produz, bem como os tipos de visitas e degustações disponibilizadas.
Com o Wine Train você pode visitar até umas sete vinícolas por dia, mas eu particularmente acho meio exagerado. Para mim, acredito que três, no máximo quatro degustações por dia é mais do que suficiente, proporcionando que você possa aproveitar o máximo de cada propriedade.
Há ainda algumas vinícolas imperdíveis que o Wine Train não passa, mas que você pode chegar facilmente pegando um Uber sem gastar muito, já que este serviço na África do Sul é bem barato.
Lógico que, de todas as vinícolas que já visitamos na região de Franschhoek, temos as nossas preferidas e que não podem deixar fazer parte de seu roteiro.
Veja mais fotos desta cidadezinha linda!
Veja aqui uma lista de resturantes recomendados!
Veja aqui as vinícolas que recomendamos a visita e fique de olho nas dicas!